Abramo Eberle começa sua vida profissional aos 16 anos com uma modesta funilaria. Em cerca de meio século de atividade o negócio se transformou na poderosa indústria metalúrgica conhecida em todo o Brasil e no Exterior. A casinha de tábuas da Rua Sinimbu cedeu lugar a um complexo de edificações que ocupavam uma área de 12.153 metros quadrados, com um imponente edifício central de seis andares. Produz mais de 15 mil artigos metalúrgicos com 1300 operários.
Abramo Eberle viajou pelas Américas e Europa buscando qualificação. Ergue quatro unidades fabris, tendo seus produtos premiados em exposições nacionais e estrangeiras. Com uma linha variada de peças, destacam-se pratarias de mesa e produtos para as Forças Armadas, talheres, cutelaria, tesouras, facas, fundição de bronze e metais não ferrosos, bem como máquinas em geral para uso doméstico, motores elétricos industriais e especiais. Em 1957 possuía um majestoso conjunto dos pavilhões centrais, onde funcionava a fábrica principal, com 1745 operários.
Com 16.724,857 m² de área num quarteirão inteiro, precisou construir novos pavilhões de alvenaria, próximo ao centro, numa área de 14.334,000 m² onde estava sua fundição de ferro e fabricação de máquinas, bem como a sua Usina de Força Motriz. Dessa fundição saíram trabalhos em bronze e ferro: a porta de bronze para a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará; as colossais figuras, também em bronze, para o Monumento ao Imigrante; e o Ostensório para 36º Congresso Eucarístico Internacional realizado no Rio de Janeiro em 1955. A fundição foi instalada em 1953 e a empresa teve filiais em São Paulo e Rio de Janeiro.
Também se destacou pela implantação de assistência social para os operários e suas famílias, oferecendo ajuda material e até ensino gratuito aos filhos tanto na alfabetização como no ensino técnico. Neste aspecto, destacam-se o Grêmio Cultural Abramo Eberle; Curso Supletivo Noturno de Alfabetização; escola de desenho técnico e artístico e matemática mecânica; biblioteca; e Ambulatório Médico. Em 1973, a participação da Metalúrgica Eberle no índice global do potencial socioeconômico do Município foi de 13,32%. Figurou em 29º lugar entre as 500 maiores empresas do Brasil, mantendo escritórios e representações nas principais cidades brasileiras e nos cinco continentes.
Localização: Rua Sinimbu, 1670