GER(DAG)0485 Autoria_ Studio Geremia. Acervo_ Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Companhia Lanifício São Pedro

O Lanifício foi fundado por um grupo de imigrantes italianos que se uniu com imigrantes, que já moravam no local, formando uma cooperativa. Esse grupo de imigrantes italianos,  provenientes da cidade de Schio, província de Vicenza,  em 08 de março de 1891, havia partido da Itália e eram operários expulsos do Lanifício Rossi,  decorrente de um protesto gerado pela redução de 20% dos seus salários.  

Nos primeiros tempos que se instalaram nos lotes coloniais dedicaram-se à agricultura até o momento em que perceberam que esta atividade não lhes oferecia o lucro imaginado, devido à situação geográfica montanhosa, resolvendo esses colonos Imigrantes reunir um capital para a construção de um Lanifício. Portanto,  em 1894, a ideia começou a ganhar forma. José Berno retornou da antiga pátria com vários teares comprados em uma tecelagem italiana que havia falido. Construíram um pequeno barracão no local escolhido pelos fundadores próximo ao Arroio Pinhal. A fábrica foi inaugurada em 29 de janeiro de 1898. A fiação era feita a mão e desenvolvida pelas mulheres em casa.

Apresentando uma série de dificuldades, a cooperativa que produzia panos de lã, funcionou até 1904, quando foi comprada por Hércules Galló que a  administrou até 1912, quando fez uma fusão com a firma Chaves & Almeida. Em uma das viagens de Galló à Europa encontrou Pedro Chaves Barcellos de onde saiu a ideia da fusão. Nessa viagem Galló aproveitou para providenciar novos maquinários para a empresa.

Nessa época são contratados vários mestres tecelões italianos para trabalharem na fábrica,  entre eles Matteo Gianella, que mais tarde se destacaria como um dos industriais do ramo têxtil.

Em 13 de agosto de 1913, a sociedade se efetivou dando origem à firma Chaves Irmãos & Cia. Apesar da fábrica velha ter sido o início da indústria têxtil na região colonial, a fusão representava a ampliação nos meios de produção e, consequentemente, a melhoria nas condições de vida na vila. No ano de 1915 a fábrica trabalhava com 180 operários entre homens e mulheres. Possuía 45 máquinas de tecelagem em suas imponentes edificações, fabricando casimiras, sarjas, diagonais, panos de damas, flanelas e baetilhas, como também ponchos, capas, palas, cobertores e xales.

O Lanifício São Pedro era o único no Brasil que produzia as afamadas capas impermeáveis Cruzeiro do Sul. Também se especializou na manufatura de panos militares. Fabricava em larga escala lãs e fios para bordados e malharias em geral com as marcas Bambina e Rosa. Em 1928, a família Chaves Barcellos tornou-se a única proprietária do Lanifício após a compra das ações da família Galló, denominando-se Sociedade Anônima Companhia Lanifício São Pedro. 

O Lanifício investiu na força de trabalho através de uma série de benefícios oferecidos à mão-de-obra, mas com a intenção de reter a mesma na vila, seja através da moradia com água e luz, seja com a cooperativa de consumo, com ambulatório e com as atividades recreativas, tendo sempre a certeza da continuidade da força de trabalho na vila pela geração seguinte.

Localização: Rua Pedro Chaves, 8 Km – Galópolis

Categoria da Indústria: Tecelagem
Período histórico: 1875 - 1910

Contribuições para este patrimônio

Ainda não há contribuições para este patrimônio

Tem algo que pode contribuir para a história deste patrimônio?

Queremos muito saber sobre qualquer fato ou história que pode acrescentar conhecimento sobre o patrimônio de Caxias do Sul. Clique no botão abaixo para enviar a sua contribuição.

Veja outros patrimônios históricos.

1931 - 1954

Indústria Caxiense de Molduras Ltda.

Constituída em 1942, a partir da mudança de nicho da firma de móveis e esquadrias José Tomé &...

ver o patrimonio
1875 - 1910

Moinho Ítalo Brasileiro – Moinho da Cascata

Fundado por Aristides Germani, as operações começaram num moinho movido a roda d’água aproveitando uma cascata do Arroio...

ver o patrimonio
1931 - 1954

Marcopolo S.A.

Nicola e Cia. / Marcopolo S.A. Em um pavilhão localizado na esquina das ruas Treze de Maio com...

ver o patrimonio
1875 - 1910

Curtume Social Caxiense- Firma Soares & Comp.

Primeiro no gênero não só no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil, o curtume estava...

ver o patrimonio
1931 - 1954

Cooperativa Vinícola Santo Antônio Ltda.

A Cooperativa Vinícola Santo Antônio foi criada por um grupo de pequenos produtores de uva e vinho, tornando-se...

ver o patrimonio
1931 - 1954

Tecelagem Scavino Bertuzzi 

Em 1933, Schio, Bertuzzi e Scavino uniram-se para fabricar colchas de seda. Inicialmente as peças eram feitas em...

ver o patrimonio

Dê a sua contribuição para este patrimonio.

Compartilhe conosco algum evento envolvendo este patrimônio. Estamos ansiosos pela sua história.

Patrimônio
Seu nome Completo
Whatsapp *
E-mail
Depoimento em texto *
Escreva aqui a sua contribuição.

Quer contribuir com uma mídia? Caso prefira você pode enviar um audio (formato MP3) ou um vídeo (formato MP4). Para fazer o upload de uma mídia, basta escolher os botões abaixo.

Depoimento em vídeo
Tamanho máximo de video: 60 MB
Apenas formatos de vídeo MP4 aceitos. Caso tenha dificuldade de anexar o vídeo, entre em contato via WhatsApp.
Depoimento em Áudio
Tamanho máximo de audio: 10 MB
Apenas formatos de audio MP3 aceitos. Caso tenha dificuldade de anexar o audio, entre em contato via WhatsApp.