Fundado por Aristides Germani, as operações começaram num moinho movido a roda d’água aproveitando uma cascata do Arroio Marquês do Herval, nas proximidades da antiga Colônia Caxias. Seu fundador Aristides Germani, adquiriu a área da cascata em 1891, nascia o Moinho Ítalo Brasileiro.
Em 1906 instalou a primeira rede telefônica ligando o moinho ao centro da cidade, e em 1908 a iluminação elétrica do estabelecimento. Inovou dez anos depois da sua fundação substituindo a primitiva instalação por uma turbina hidráulica e, em 1912 introduziu no moinho o sistema de moagem cilíndrica.
Hoje conhecido como o Moinho da Cascata, localizado às margens do arroio Tega, o conjunto foi adquirido pelo grupo empresarial Tondo Participações em abril de 1997. É formado pelo prédio do Moinho Ítalo-Brasileiro, a mata nativa remanescente e a cascata formada pela queda de água do Arroio Tega com 36 metros de altura.
O moinho marcou a projeção do empreendimento de Aristides Germani na moagem do trigo e na fabricação de massas. Foi desativado na década de 1950, quando todas as operações foram transferidas para o Moinho Sul-Brasileiro, junto à Estação Férrea. É tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal desde 14 de novembro de 2002. Atualmente é conhecido como Centro Cultural Moinho da Cascata, onde funciona o Espaço Grupo Ueba Produtos Notáv
eis.