Moinho Sul-Brasileiro / Moinhos Germani S/A
O empreendimento foi o ponto inicial da produção da farinha de trigo no Rio Grande do Sul. Em 1925, Aristides Germani partiu para a Itália em busca de novos e aprimorados equipamentos para otimizar os serviços. Dessa forma, adquiriu maquinário completo de moinho automático, que foi instalado em prédio próprio, junto à Estação da Viação Férrea, em 1928, inaugurando o Moinho Sul-Brasileiro com capacidade para moer até 500 sacos de farinha por dia, um grande marco para a época.
O estabelecimento da família Germani ficou conhecido também como o responsável pelas marcas Pérola e Mercedes, sendo uma referência para a indústria local, recebendo inclusive, a visita de grandes autoridades, como o próprio Presidente Getúlio Vargas.
Na década de 1940, instalou um moinho em Porto Alegre, desdobrado mais tarde em dois, onde foram construídos os primeiros silos em concreto armado. Em 1953 o moinho em Caxias – Moinho Sul Brasileiro também instalou grandes silos, funcionando até 1980.
A área hoje tombada compreende cerca de 8 mil metros quadrados, com um conjunto de prédios ocupando seu espaço. A proposta foi combinar a preservação de elementos originais com um design mais moderno.
Localização: Rua Coronel Flores, 810