O “Na Trilha do Patrimônio Industrial – Galópolis” tem financiamento por meio do Edital SEDAC/PNAB RS nº 31/2024 – Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual da Cultura RS e Governo Federal. Ainda, possui apoio do Instituto Hércules Galló, Café Galópolis, Cootegal e da Associação Turística de Galópolis, com realização da Arquivos & Acervos, idealizado por Ana Paula de Almeida, e produção executiva da estrategista Flor Nieto, da Lynch Gestão Cultural.
O projeto “Na Trilha do Patrimônio Industrial – Galópolis” propõe uma imersão histórica por meio de uma pesquisa aprofundada e visitas mediadas a locais que marcam a trajetória industrial da região de Galópolis, em Caxias do Sul.
As visitas têm duração aproximada de três horas e são oferecidas a grupos de até 35 pessoas, sempre com mediação da historiadora Ana Paula de Almeida, que criou um roteiro exclusivo que abrange patrimônios industriais e locais significativos de Galópolis. A atividade gratuita, é voltada a estudantes, professores e à comunidade em geral, e busca promover reflexões sobre a importância da memória coletiva para a valorização da identidade local.
Doutoranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UCS. Historiadora graduada pela UCS. Pós-graduada em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Diretora da empresa Arquivos & Acervos e idealizadora do mapa digital “Na Trilha do Patrimônio Industrial”. Atualmente, é Diretora de Patrimônio do Instituto Bruno Segalla e responsável pela gestão do Memorial Randon, do Espaço Memória Marcopolo e do Centro Histórico Soprano.
Produtora Cultural – Economista e Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Desde 2012, atua na Lynch Gestão Cultural, tendo experiência na elaboração, execução, captação de recursos e prestação de contas de projetos culturais:
Instituto Bruno Segalla; Bloco da Velha, Coro Juvenil do Moinho – UCS; Zingado; Maracaxias; Meninas Cantoras de Nova Petrópolis; Músicos: Pietro Ferreti; Dan Ferreti; Josué Moreira; Clara Escobar; Janaína Formolo; Janice Comper; André Viegas; Daniel Barros; Arte Capoeira “Ginga Caxias”, Cirandeira da Cultura Popular, Cirandeira Criativa (FAC Movimento); Encanto de Natal de Ana Rech; Feira do Livro de Caxias do Sul; Escritores: Natália Borges Polesso – livros Retrato para um álbum de fotografia sem gente e Amora; Camila Gobbi – livro Escombros; Júlio César Kunz – livro Amor Fati; Getulio Vasata – livro O Vale do Menorá; Fernanda Bressan – livro O Canto das Fadas; Cristiano Baldi – livro Correr com Rinocerontes.
Ministrante de mentorias, cursos e palestras na área de gestão cultural. Desde 2013, participa como membro da diretoria do IBS – Museu Instituto Bruno Segalla.
Desde 2018, atua como diretora do Instituto Cultura Latina. Foi Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Diretoria de Inovação de Tecnologia da Microempa. Membro titular do Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul.